Lisboa • Sintra • ílhavo • Nazaré 🇵🇹 • Milão 🇮🇹
“Citar é ser injusto. Enumerar é esquecer. Não quero esquecer ninguém de quem me não lembre. Confio ao silêncio a injustiça. A ânsia de ser completo leva ao desespero de o não poder ser. Não citarei ninguém. Julgue se citado, quem se julgue com direito a sê-lo. Resolvo assim todos. Lavo as mãos, como Pilatos; lavo-as porém, inutilmente, pq é sempre inutilmente que se faz um gesto simplificador.
Que sei eu do presente, salvo que ele já é o futuro?
Quem são os meus contemporâneos?
Só o futuro o poderá dizer. Coexiste comigo muita gente que vive comigo apenas pq dura comigo. Esses são apenas os meus conterrâneos no tempo; e eu não quero ser bairrista em matéria de imortalidade. Na dúvida, repito, não citarei ninguém.”
Citar é ser Injusto { trecho extraído do livro “Não cite Pessoa em vão”, FERNANDO PESSOA & Heterônimos}.
Desde 2008 venho a Milão, e sempre me despeço dizendo que desta vez será a última pq minha mente fica transbordante de informação 😅🫠 são dias cansativos, cronometrados e com extremo desgaste físico.
Porém, como já disse antes, nossa memória é seletiva, e a minha acaba guardando apenas o que gosta 😊… obrigada neurotransmissor por apagar da minha mente as bolhas nos pés, a grosseira dos italianos e o aeroporto de Malpensa que insiste em entrar em greve sempre que pousamos por aqui 😂😅🙄.
Arrivederci Milano
Comments